Loading...

Blog

Últimas notícias

Como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa

RUMO_ass-imprensa
Assessoria de imprensa e agência de marketing funcionam de forma diferente, embora compartilhem os mesmos objetivos: promover clientes e fazê-los parecer bem sucedidos, honestos, importantes e relevantes. Além de poderem trabalhar em conjunto, o que as diferem são os caminhos para criar a consciência e construção de imagem do cliente. A maioria das pessoas entende a publicidade como algo pago pelo cliente, o que pode ser visto com certo ceticismo. Já artigos ou aparições na TV e em publicações respeitadas, têm a vantagem de validação de terceiros e são vistos de forma favorável.
O trabalho da assessoria de imprensa consiste, em linhas gerais, analisar e interpretar a opinião pública, além de antecipar atitudes e problemas que podem impactar a imagem de uma empresa e/ou cliente.
Sua função é pesquisar, conduzir e avaliar, numa base contínua, ações de comunicação para alcançar o entendimento público, e informar o necessário para o sucesso dos objetivos do cliente.
Algumas das ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa para atingir esses objetivos são:

  • Redigir e distribuir comunicados e releases para jornalistas
  • Criar e executar eventos especiais projetados para o público e relações com a mídia, como coletivas de imprensa
  • Orientar o assessorado em entrevistas à veículos
  • Escrever textos para blogs e para a web (sites internos ou externos)
  • Promover a marca em mídias sociais e responder às opiniões negativas em veículos de imprensa e on line

Empresas e indivíduos contratam a assessoria de imprensa quando pretendem melhorar ou construir sua reputação por meio da mídia. A equipe de assessoria de imprensa então pode analisar e encontrar mensagens positivas, e divulgá-las ao público de interesse. Em casos de crise, a assessoria pode formular a melhor resposta e mitigar os danos à imagem do cliente.
Por também serem jornalistas, os assessores possuem contatos de profissionais da mídia em diferentes veículos de comunicação e indústrias, sabendo as melhores maneiras de publicar uma notícia e fazer com que ela chegue a editores e repórteres.
Entretanto, a relação entre cliente e assessoria não deve ser passiva. Os clientes devem informar sobre mensagens que gostariam de promover e fazer sugestões. Poucas histórias fazem a primeira página de um jornal de grande circulação, mas com uma atmosfera de mídia que inclui blogs, sites, programas de TV, revistas e outros meios de comunicação que evoluem a cada dia, a assessoria de imprensa possibilita aos seus clientes aumentar a sua visibilidade e obter um maior reconhecimento nas mais diferentes e respeitadas plataformas editoriais .
A longo prazo, a assessoria de imprensa é um investimento para a marca e a visibilidade de uma empresa ou indivíduo, que resulta em um maior reconhecimento e reputação.