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Como impulsionar as vendas do seu negócio no Dia dos Pais

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Em 2015, as vendas na semana do Dia dos Pais caíram 5% em relação a 2014. Neste ano, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o comércio brasileiro completou o primeiro semestre de 2016 com retração de 8,3% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Com este cenário, a assertividade na hora de se comunicar com o consumidor é fundamental.
Entre as boas práticas para uma campanha bem-sucedida de e-mail marketing, a segmentação sem dúvidas é uma das principais para alcançar o público de forma certeira e ampliar a possibilidade de converter a mensagem em lead e em venda.
Mas por que segmentar?
Segmentar é considerar que por trás de cada e-mail está uma pessoa, que tem preferências, características e comportamento únicos. Você com certeza já recebeu um e-mail marketing e se perguntou se aquela mensagem havia mesmo sido enviada para você. Isso porque, em primeiro lugar, a abordagem deve ter um tom pessoal. De acordo com um levantamento da Serasa Experian Marketing Services, as chances de conversão de um e-mail marketing aumentam 26% quando o cliente vê seu primeiro nome já no título da mensagem.
O segundo passo é segmentar o público de acordo com os dados que você tem à disposição em sua base. Usando o Dia dos Pais como exemplo, a mensagem enviada para parabenizar aqueles que se enquadram nesse grupo será diferente da mensagem enviada para os seus filhos, sugerindo presentes para eles. As mulheres que compram presentes para o pai dos seus filhos também receberiam uma mensagem com abordagem diferente.
A segmentação também passa pelo potencial de compra de cada um dos “atores” deste cenário, que ajuda a definir quais ofertas e sugestões de presentes tem maior probabilidade de resultar em uma conversão.
Outro aspecto para construir uma campanha bem-sucedida é segmentar sua base de acordo com o comportamento do consumidor em relação às mensagens que você disparou anteriormente. Perguntas como “ele abriu o e-mail ou deletou sem ler? Por quanto tempo permaneceu com ele aberto? Em que device ele leu a mensagem – computador, tablet, celular?” são essenciais para construir a sua estratégia de disparo de mensagens.
Também se atente aos horários e dias para o envio de e-mail, para se comunicar com seu potencial cliente no horário que ele costuma navegar. Muito mais do que ter um bom produto e oferta e criar uma peça atrativa, segmentar a base e contatar seu cliente de maneira customizada e na hora certa contribuem para uma abordagem convertida em venda.
 
Fonte: Serasa Experian Marketing Services