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Newsletter: importante ferramenta do marketing de conteúdo

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Tanto as newsletters como o email marketing sempre foram utilizadas em estratégias de outbound marketing e campanhas de mala direta. E, mesmo apesar de ser uma ferramenta eficaz, a newsletter é muitas vezes deixadas de lado no marketing digital.
Também chamada de boletim, ela aumenta o alcance de seu conteúdo, e por isso deve ser parte integrante do programa de marketing.
Lembre-se, marketing de conteúdo inclui tanto incentivar quanto atrair ações do público – leitores recebem alertas de conteúdo relevante e também navegam através de sites para encontrar informações relevantes. Newsletters podem ser o meio perfeito para distribuir conteúdo para o seu público-alvo.
Newsletters são facilmente lidas em praticamente qualquer dispositivo, e são uma maneira poderosa de alimentar um público já existente, enquanto tem a capacidade de envolvê-los e conduzir leads qualificados para a equipe de marketing. Este post explica por que você deve considerar enviar newsletters, qual o formato a ser escolhido, e qual a frequência correta.
Por quê Newsletters?
Newsletters são um elemento essencial das campanhas de marketing para produzir conteúdo e medir os resultados. Entre os benefícios para o negócio, a newsletter tem o poder de:

  • Incentivar o aumento do tráfego e redirecionar visitantes para o seu site
  • Tornar mais fácil determinar quem está recebendo, abrindo e acessando o conteúdo adicional em seu site
  • Educar o seu público-alvo a um acesso constante, aumentando a notoriedade da marca, afinidade e nutrição de leads

Escolha o formato correto
Existem três tipos diferentes de newsletters tipicamente utilizados: institucional, informativa e promocional. Cada um tem um propósito e lugar em sua estratégia de marketing.

  • Institucional – são projetadas para manter os clientes atuais e potenciais informados sobre as novidades da empresa. Elas resumem anúncios recentes e comunicados de imprensa, por exemplo. Este tipo de boletim normalmente é mensal ou trimestral.
  • Informativa – formatadas para construir a consciência sobre um tópico e informar a perspectiva da sua organização sobre o assunto e compreensão da sua audiência desse tópico. Estes boletins são uma mistura de assuntos terceiros e conteúdo original.
  • Promocional – procura envolver e influenciar as perspectivas do cliente, incluindo materiais educativos com dicas, e até campanhas promocionais de produtos ou eventos futuros.

Elas devem ser enviadas regularmente, dependendo do tema e de acordo com as novidades.
Estes boletins são enviados com uma frequência relativamente elevada e têm uma alta taxa de abertura. A newsletter não é intrusiva, e não é necessariamente vista como spam, uma vez que seus assinantes se interessam em serem comunicados e acham útil quando elas são entregues às suas caixas de entrada.
Mantenha um cronograma
A programação conta. Se você estabelecer expectativas e manter a peridiocidade, as pessoas vão se acostumar com seu e-mail chegando naquela determinada hora e estarão mais propensas a abri-lo.
Se não há conteúdo suficiente para um boletim diário ou semanal, a newsletter promocional é extremamente útil: com menos frequência, ela pode se tornar uma campanha original para garantir que você tenha um fluxo consistente de conteúdo de qualidade.
Aumente a sofisticação com a segmentação
Além de serem uma ferramenta de marketing de conteúdo, trabalham em conjunto com atividades de geração de leads, como a inscrição de assinantes a partir de um website, por exemplo. Depois de estabelecer uma base de assinantes através de uma newsletter, você pode se tornar ainda mais sofisticado com o seu alcance. Usando ferramentas de automação e e-mail marketing, você pode segmentar sua audiência e atender o interesse dela através do envio de newsletters personalizadas.
Newsletters são uma maneira interessante de envolver e estimular o seu público até que eles estejam prontos para consumir. Mas é fundamental enviá-las em uma base regular, e usando conteúdo relevante de qualidade.
Para saber mais sobre como boletins se encaixam em seu programa de marketing de conteúdo e aumentar o destaque da sua empresa, entre contato com nossos especialistas: contato@rumomarketing.com.br